sexta-feira, 15 de agosto de 2014

PADROEIRA DA DIOCESE DO FUNCHAL

A devoção à Senhora do Monte nasceu a partir da piedosa tradição da aparição de Nossa Senhora (séc. XV/XVI) a uma humilde pastorinha que afirmava receber merenda de uma Menina no sítio isolado da Fonte da Telha - Terreiro da Luta. Como o seu pai duvidava de tal prodígio, acompanhou à distância a pastorinha até ao local da aparição e descobriu sobre uma pedra, a pequenina e veneranda imagem de Nossa Senhora.
Depois de ser colocada na primitiva capela da Senhora da Encarnação a imagem apareceu no dia seguinte na fonte nas imediações da dita capela, hoje conhecido por "Largo da Fonte". (in Santuário de Nª Srª do Monte - Fé e Tradição)

Muitas histórias haverão por contar sobre esta imagem, uma das mais curiosas relata os saques que os corsários fizeram à Ilha da Madeira. Deparando-se com esta pequena imagem e furiosos devido ao seu "baixo valor", atiraram-na pelas escadas abaixo, com o objectivo de a quebrar, o que veio a acontecer não com a imagem, mas sim com as escadas de basalto, mantendo-se a imagem intacta. À terceira tentativa de a partir, uma lasca das escadas atingiu o corsário no coração, matando-o.

A sua festividade celebra-se no dia 15 de Agosto.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário