segunda-feira, 13 de abril de 2015

ALTAR DAS ALMAS | SÉ DO FUNCHAL

 
À esquerda de quem entra, pela porta principal encontramos três altares, sendo o primeiro o altar das Almas, finais do séc. XVIII, atribuído a Estevão Teixeira de Nóbrega, constituído por uma pintura ao centro de São Miguel Arcanjo caminhando por entre as almas, ladeada por duas imagens, à esquerda Santo Amaro e à direita São Roque. Existia anteriormente uma Capela das Almas, mas que entretanto foi destruída no séc. XVIII.

Na pintura do Altar das Almas podemos observar São Miguel Arcanjo, caminhando nas nuvens por entre as almas envoltas em chamas. Esta pintura é datada de 1800, autoria do pintor madeirense Nicolau Ferreira Duarte.

 No nicho da direita do Altar das Almas encontra-se uma Imagem de São Roque, dos finais do século XVII. É representado com o seu bordão de peregrino, sendo seguido por um anjo e à sua direita pelo cão transportando na boca o pão que alimentou este Santo no seu retiro do deserto. São Roque era padroeiro secundário do Funchal e no século XVI teve na Sé um altar dedicado ao mesmo, sendo que a Imagem venerada na altura encontra-se hoje no Museu de Arte Sacra.
No da esquerda do Altar das Almas encontra-se uma Imagem de Santo Amaro, de inícios do século XVIII segurando numa mão o seu bastão e na outra o Livro Sagrado.





Sem comentários:

Enviar um comentário