quarta-feira, 3 de setembro de 2014

LENDA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ

A lenda diz que São José, na presença de Maria e Jesus, na cidade de Nazaré, esculpiu uma pequena imagem em madeira, pensando-se que tenha sido o Evangelista São Lucas a acabar os pormenores cromáticos das mãos. Em certo momento da história um monge de nome Círio refugia-se na cidade de Belém levando consigo esta imagem, entregando-a a S. Jerónimo passando depois para as mãos de S. Agostinho que a confiou ao
Mosteiro de Cauliniana, recebendo neste momento o nome de "Nossa Senhora da Nazaré", devido à sua origem.
No ano 714 o rei D. Rodrigo e o Frei Romano, fugindo dos ataques dos mouros refugiam-se em Portugal, no Monte de São Bartolomeu em Nazaré.
A certo momento ambos separam-se e D. Rodrigo contrói então uma gruta para se esconder levando consigo a imagem. Algum tempo depois foi à procura do Frei Romano, encontrando-o morto, fugiu então para Viseu deixando a imagem para trás.

Certo dia, D. Fuas Roupinho, alcaide-mor do Castelo de Porto de Mós, que dedicava-se à caça, encontrou a mesma passando a venerá-la. Num dia em que caçava um veado, acabou por se perder devido ao denso nevoeiro, quando finalmente reconheceu o local era tarde de mais pois já se encontrava à beira de um penhasco, mas estando perto da gruta pediu ajuda a Nossa Senhora que parou literalmente o cavalo salvando assim a vida do cavaleiro. Actualmente esta Imagem encontra-se no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, na vila de Nazaré (Portugal).
Saiba mais sobre esta lenda:http://bit.ly/1nW4n8O 


Sem comentários:

Enviar um comentário